Av. Hiroshima, 773 - Piso Superior - Sala 4 - Campo Grande, MS
O que faz um Coloproctologista?
O Coloproctologista é o médico especializado no tratamento de doenças que acometem os intestinos delgado e grosso, reto e o ânus. É ele que realiza consultas, exames e procedimentos cirúrgicos para cuidar dessas áreas, zelando pelo bom funcionamento da parte baixa do sistema digestivo. São ainda áreas de atuação do Coloproctologista: cirurgia laparoscópica, endoscopia digestiva (colonoscopia) e motilidade digestiva.
Para se tornar Coloproctologista, o médico deve realizar duas especializações: dois anos de Cirurgia Geral e dois ou três anos em Coloproctologia.
Doenças tratadas pelo especialista
O Coloproctologista trata diversas condições como: câncer colorretal, pólipos intestinais, tumores anais, doença diverticular, hemorroidas, fístulas e fissuras anais, verrugas anais, cisto pilonidal, prolapso retal, Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, dentre outras.
Quando recorrer?
Mesmo sem sentir nenhum sintoma ou queixa, todas as pessoas com 45 anos ou mais, sejam homens ou mulheres, devem procurar o Coloproctologista para realizar os exames de rastreamento e prevenção do câncer colorretal. Naqueles pacientes que possuem histórico familiar desse tipo de câncer, a procura deve iniciar mais cedo.
Além disso, as principais queixas que indicam a necessidade de uma consulta são:
⦁ Sangramento anal;
⦁ Dor e dificuldade para evacuar;
⦁ Dor abdominal;
⦁ Alteração do hábito intestinal (constipação ou diarreia);
⦁ Incontinência fecal;
⦁ Dor, coceira e saliências no ânus;
⦁ Emagrecimento sem causa aparente.
Todos estes sintomas são sinais que algo não vai bem e que você deve procurar o especialista.
Mas e a próstata?
Uma dúvida muito frequente entre os pacientes que procuram o Coloproctologista é a avaliação da próstata. Porém, o especialista que trata as doenças da próstata é o Urologista.
Ambos profissionais fazem o exame de toque retal. Entretanto, enquanto o Coloproctologista o faz para examinar o reto e canal anal, é o Urologista que utiliza esse exame para diagnosticar doenças da próstata. Este é o principal motivo de confusão.
Fique ligado!
Muitas pessoas deixam de procurar o Coloproctologista por vergonha ou constrangimento com o exame. Porém essa atitude pode levar ao atraso do diagnóstico de doenças potencialmente graves ou do tratamento de condições que comprometem a qualidade de vida. Portanto, deixe a vergonha de lado! O mais importante é cuidar da saúde e se prevenir!