CEA é a sigla para antígeno carcinoembrionário.
É uma proteína produzida pelas células que revestem o trato gastrointestinal do feto e em adultos é produzida em menor quantidade. Quando sua dosagem no sangue está elevada, pode indicar alguns problemas do trato gastrointestinal.
Quando pedir a dosagem de CEA?
Geralmente os médicos solicitam a dosagem dessa proteína quando o paciente é portador de neoplasia colorretal (câncer de intestino) para auxiliar no estadiamento da doença e controle da eficácia do tratamento, podendo até predizer a presença de metástases.
Quando o CEA está aumentado?
Os valores do CEA podem estar aumentados em condições benignas, como em fumantes, inflamações, infecções, úlceras pépticas, pancreatite, retocolite, doença de Crohn, cirrose hepática, etc... E também em condições malignas como câncer de mama, pulmão, ovário, estômago, pâncreas, útero, tireoide e tumores de cabeça e pescoço.
Além disso, pode estar aumentado nos casos de recidiva do câncer de intestino e no aparecimento das metástases.
Importante saber que o CEA não é um exame a ser utilizado no diagnóstico precoce ou triagem de câncer colorretal. Os métodos preventivos para o câncer colorretal são a colonoscopia e a pesquisa de sangue oculto nas fezes!
Meu CEA veio aumentado e agora?
Não há motivo para desespero. Todo resultado deverá ser interpretado pelo médico que solicitou para que ele possa investigar corretamente o seu caso!
Kommentarer