top of page

Gases intestinais

Foto do escritor: Coloprocto MSColoprocto MS

Atualizado: 25 de ago. de 2021


Os sintomas associados aos GASES INTESTINAIS são muito prevalentes nos consultórios médicos e geralmente acarretam repercussão psicológica e social significativas. Mas como surgem estes gases? Eles são provenientes da deglutição do ar, da produção dentro do tubo digestivo e da difusão entre o sangue e o tubo digestivo. Alguns fatores que podem vir a aumentar a deglutição de ar são fatores emocionais, como ansiedade e “tensão emocional” e a ingestão exagerada de bebidas gaseificadas. Fatores que aumentam a produção de gás são alterações na flora intestinal (aumento da quantidade de bactérias, aumento de anaeróbios) e a chegada excessiva de substâncias ao íleo distal e ao cólon por ingestão ou por doenças que alteram sua absorção (intolerância a lactose, por exemplo). Estas substâncias são fermentadas pelas bactérias, produzindo gases.

Quais são os SINTOMAS mais comuns?

- Eructação

- Flatulência - estima-se que uma pessoa normal elimine de 500ml a 1500ml de gases por dia. Como não existe exame que quantifique esta eliminação, é uma percepção subjetiva relatada pelo paciente.

- Dor abdominal

- Distensão abdominal

O DIAGNÓSTICO CLÍNICO é importante, devendo excluir doenças orgânicas extradigestivas, como hipotireoidismo e diabetes, doenças psiquiátricas e doenças intestinais. Quando existe suspeita de malabsorção intestinal, podem ser realizados exames fecais e testes respiratórios que estudam a fermentação intestinal de susbtâncias alimentares e detectam o supercrescimento bacteriano.


Estes sintomas muitas vezes estão associados a DOENÇAS FUNCIONAIS, como Síndrome do Intestino Irritável, Distensão Abdominal Funcional, dentre outras, e é muito comum que todos os resultados dos exames realizados sejam normais.

O TRATAMENTO envolve:

⦁ Medidas COMPORTAMENTAIS – evitar comer depressa, evitar falar ao comer, mastigar bem os alimentos, excluir bebidas gaseificadas, evitar mascar chicletes ou balas, parar de fumar, praticar atividade física regular, tratar distúrbios emocionais

⦁ Dieta POBRE EM FIBRAS – quando o paciente é constipado, às vezes é difícil encontrar o equilíbrio entre a ingestão adequada de fibras e líquidos sem piorar a produção de gases. As fibras devem ser introduzidas de forma lenta e progressiva, associadas à ingestão de líquidos em abundância

⦁ Restrição de LACTOSE – principalmente em pacientes com deficiência de lactase

⦁ Medicamentos para tratar a doença de base, caso seja detectada (antibióticos, enzimas como a lactase, ansiolóticos, anti-depressivos, etc)

⦁ Medicamentos para tratar os sintomas (anti-espasmódicos, procinéticos, modificadores da tensão superficial das bolhas, etc)


Se os gases intestinais te incomodam, procure o especialista!



88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page