A FÍSTULA ANORRETAL é uma comunicação anormal, uma espécie de túnel, que se forma entre o reto ou o canal anal e a pele. Geralmente ocorre após a drenagem de um abscesso anorretal, quando a eliminação de pus não cessa.
As causas são inflamações de glândulas anais, doença de Crohn, cirurgias anais prévias, radioterapia, trauma local, câncer, etc. O diagnóstico, além do exame proctológico, envolve a colonoscopia, que auxilia a entender a causa, e a ressonância magnética ou o ultrassom endorretal, que mostram o trajeto da fístula.
A fístula anorretal é uma doença de difícil tratamento, com risco de recorrência e necessidade de mais de um procedimento cirúrgico.
Além disso, existe o risco de incontinência, pois a fístula passa no meio da musculatura do esfíncter anal (como mostra a figura) e a própria fístula ou seus tratamentos podem enfraquecer este músculo, levando a uma dificuldade para segurar as fezes.
Existem várias técnicas cirúrgicas e o especialista procura selecionar a mais apropriada para cada caso específico, visando sempre o menor dano possível ao esfíncter anal.
Comments