Av. Hiroshima, 773 - Piso Superior - Sala 4 - Campo Grande, MS
Endometriose profunda
A ENDOMETRIOSE é uma doença caracterizada pela presença de tecidos que originalmente estariam no útero fora da cavidade uterina. Apesar de não ser um câncer, a endometriose pode se comportar de uma forma parecida com esta doença, espalhando pelo abdome e causando invasão e compressão de órgãos.
Alguns sintomas são: dor pélvica crônica (na parte baixa da barriga), que pode ficar muito forte no período da menstruação, dor durante a relação sexual, sintomas urinários ou intestinais (cólicas intestinais, diarréia, constipação ou sangramento) que pioram no período menstrual e dificuldade de engravidar.
Chamamos de ENDOMETRIOSE PROFUNDA quando ela acomete órgãos como bexiga, ureter, apêndice, intestino delgado ou o RETO.
O diagnóstico depende da avaliação do especialista e da realização de exames como o ultrassom de pelve com preparo intestinal (mapeamento de endometriose), ressonância magnética de pelve ou mesmo a vídeo-laparoscopia diagnóstica.
O tratamento pode ser clínico, com uso de hormônios, ou cirúrgico, às vezes com necessidade de remover parte do intestino. Por isso é fundamental uma EQUIPE MULTIDISCIPLINAR que pode contar com ginecologista, urologista e COLOPROCTOLOGISTA, dentre outros especialistas!