Av. Hiroshima, 773 - Piso Superior - Sala 4 - Campo Grande, MS
Doença de Crohn
A DOENÇA DE CROHN (DC) é uma Doença Inflamatória Intestinal (DII) caracterizada por poder acometer qualquer porção do tubo digestivo “da boca ao ânus”. Geralmente é “descontínua”, ou seja, pode afetar áreas diferentes ao mesmo tempo separadas por áreas de intestino normal.
A inflamação atinge toda a espessura da parede intestinal, por isso, nesta doença é frequente a perfuração intestinal com formações de abscessos (infecções) intra-abdominais e fístulas (comunicações entre dois órgãos ou cavidades) e também as estenoses ou estreitamentos que podem levar à obstrução do intestino.
A parte do intestino mais acometida pela DC é o íleo, que é a parte final do intestino delgado, o que ocorre em cerca de 40% dos pacientes. Por isso, são frequentes os sintomas associados à mal absorção intestinal, que levam à desnutrição, e a dor abdominal em quadrante inferior direito.
Também é frequente a presença de doenças anais, como fissuras (cortes profundos), abscessos (infecções com pus) e fístulas anais (comunicação do intestino com a pele do ânus). É uma doença caracterizada por períodos de piora (exacerbação) e melhora (remissão).